terça-feira, 23 de outubro de 2012

Santo Antônio do Pinhal/SP - Pousada Vale Monte Azul

Tranquilidade, conforto e muita paz, afinal de contas são essas três palavras que buscamos quando resolvemos passar alguns dias numa fazenda. Tranquilidade no sentido de ver a vida passar devagar, sem pressa, respirando ar puro. Conforto é o mínimo que esperamos, nada luxuoso, apenas uma cama relaxante e água quente para se banhar; paz para que possamos descansar a alma dos agitos da vida urbana e ter pique para recomeçar mais uma vez.

Certo dia resolvemos que deveríamos procurar o inverso do que temos à disposição, afinal de contas moramos na praia, amamos passar o dia refrescando o corpo e a mente com banhos de mar, entretanto não era isso que queríamos para o feriado de 7 de setembro. A partir daí começamos uma busca sobre pousadas na região de Campos do Jordão, porém a nossa verba não caberia nas opções mais elaboradas. De qualquer maneira, começamos a procurar por alternativas nessa região, e descobrimos Santo Antônio do Pinhal.

Entramos no Google, busca vai e busca vem (detalhe, jogamos no campo de busca os seguintes termos: pousada+barata+Santo Antônio do Pinhal), até que encontramos a Pousada Vale Monte Azul, em Santo Antônio do Pinhal. O engraçado que não foi uma propaganda qualquer do lugar, mas sim a experiência de uma pessoa que passou alguns dias por lá e encantado com a história de vida dos donos da pousada, resolveu dividir esse feito com os leitores do seu blog (http://akirasaito.blogspot.com.br/2011/10/exemplos-na-vida.html).

Depois disso, descobrimos o site da pousada e começamos nosso contato com a Ademilze. O preço era interessante, e o tipo de hospedagem era o que queríamos para esse feriado. No dia 03 de setembro, conforme combinado por contato telefônico, fizemos o depósito de 50% do valor, sendo que o restante seria quitado em dinheiro na própria pousada.

Foram quatro dias de muita expectativa, porque logo que fiz o depósito passei a ter contato com a Ademilze Carbone por meio do Facebook, e os comentários das fotos do lugar eram sempre positivos e animadores. Nossos familiares e amigos sabem muito bem que somos ansiosos quando o assunto é “viajar”, e passamos a noite na expectativa de cedinho pegar estrada.

Deu para perceber pelo mapa do site que a entrada para a estrada da fazenda era bem discreta, então era fundamental prestar atenção em todos os detalhes. E assim partimos rumo a Santo Antônio do Pinhal. O trânsito estava intenso, só que já esperávamos por isso, porque o feriado prometia sol intenso em todo o estado de São Paulo, motivo perfeito para sair de casa para passear.

A subida da serra fizemos pela Imigrantes, depois entramos no trecho leste do Rodoanel que atualmente se encerra na Avenida Jacu-Pêssego e por ela seguimos até a Rodovia Ayrton Senna para logo mais a frente entrar na alça de acesso a Rodovia Dutra. Para chegarmos a pousada, precisávamos pegar a Rodovia Floriano Rodrigues Pinheiro (SP-123) e o GPS nos auxiliou no trecho por dentro de São José  dos Campos, depois foi só seguir o mapa que se encontra no site da pousada.

Assim que avistamos a pousada, ficamos felizes porque era bem do jeito que queríamos. Um lugar simples, mas cheios de encantos. Estacionamos o carro na área destinada à recepção, e logo a Ademilze veio nos receber. Logo percebemos que era uma pessoa preocupada com o bem-estar do próximo, e apesar de ser a dona do espaço, fazia questão de tomar conta de todos os detalhes pessoalmente.

Ficamos hospedados na “Suíte Confetti”, com uma cama de casal e outra de solteiro. O quarto tem um espaço amplo para guardar as malas, um banheiro limpo e uma decoração peculiar. Além das suítes, a Pousada Vale Monte Azul também conta com a presença de cinco chalés e uma casa, chamada de Casa da Fazenda.

Sede da Pousada - Suítes
Suíte Confetti
Caminho para a casa da Fazenda
Casa da Fazenda
Chalés

Contato direto com a natureza

Lá o celular não pega, o que é bom e ruim, não é mesmo? Cavalos, bois, vacas, galinhas d'angola, cachorros e outros animais estão presentes na pousada. As crianças ficam alucinadas com esse contato direto com o meio ambiente, principalmente para nós que temos apenas um aquário em casa. Tem coisa melhor? Quando temos a oportunidade de tomar leite quentinho e queijo fresco. São momentos impagáveis, ainda mais quando você tem criança pequena.

Galinhas d'angola
Passeio a cavalo

Ah! Vale destacar. Animais são bem-vindos, se você tem um cão inseparável, não se preocupe, porque o casal Carbone gosta bastante da presença dos mesmos.

O que você poderá fazer por lá:

Andar a cavalo

Trilhas pela mata

Ver como se fabrica queijo

Tomar leite direto da vaca

Pescar

Descansar na rede e ler um bom livro

Respirar ar fresco

Colher frutas no pé

Criação de gado
Lago da pousada - Pescaria
Redes pela pousada

Andar a cavalo é o grande barato para os pequeninos

No sábado, acordamos cedo, tomamos um delicioso café da manhã e resolvemos andar a cavalo. Fomos apresentados ao Liu, que é o responsável por levar os hóspedes para passear, seja de charrete ou não. A melhor alternativa é aquela que combina com o seu perfil, contudo não podemos negar que o passeio é relaxante e revigorante.

O Vicenzo agora com cinco anos teve mais coragem que a própria mãe, e andou com muita segurança e destreza. Foram quase duas horas desvendando os mistérios da localidade, e chegamos a atravessar para o estado de Minas Gerais a bordo cada qual com seu quadrúpede. Avistamos de longe o Pico do Agudo, e pudemos apreciar de pertinho os encantos da fazenda.

Assim como os Carbones, o Liu também é gente fina e bastante conversador. Ele é apaixonado pelo campo e ama lidar com animais. Para nós foi uma surpresa tamanha descobrir que ele – que tem mais de 40 anos – nunca viu a praia.

O casal Carbone

A Ademilze e o Mário são gentis e atenciosos! A história da pousada começou há pouco tempo, quando enfrentaram uma séria crise financeira. Antes do aperto, eles tinham um bom padrão de vida, e resolveram dar uma guinada quando avistaram a oportunidade de explorar a fazenda da família como uma pousada. Como diz o velho ditado: "Águas passadas não movem moinho", então o negócio é bola pra frente, já que o que passou, passou. Nós desejamos muita prosperidade aos Carbone, porque carisma e atenção os dois têm de sobra.

Não podemos negar que foi uma transformação e tanto na vida do casal. Quando eles decidiram abrir a Vale Monte Azul reformaram a copa, e resolveram que a cozinha da sede passaria a ser o “restaurante”, e ali os hóspedes podem saborear um delicioso café da manhã, e quem quiser pode se deliciar com a especialidade gastronômica do casal que é o Capeletti in Brôdo ou Ao Sugo, seja no almoço ou no jantar.

O capricho é intenso, a preocupação com os hóspedes é tamanha, e olha que a Ademilze e o Mário acordam todos os dias bem cedinho para preparar tudo na hora. Bolos, panquecas, tortas, sucos de fruta, leite puro, queijo fabricado na própria fazenda, doce de leite, ovos estrelados, e outras guloseimas. O cardápio agrada adultos e crianças, inclusive quem tem o paladar bastante exigente. Mais uma vez, torcemos para o sucesso do casal, e tenham certeza de que em breve voltaremos à pousada.

O charme de Santo Antônio do Pinhal

Distante apenas 180 quilômetros da cidade de São Paulo, Santo Antônio do Pinhal é um lugar bonito e encantador. Conta com uma série de roteiros turísticos para quem tem curiosidade de conhecer a Serra da Mantiqueira, no entanto, quem gosta de sossego e boa gastronomia encontra na localidade o lugar ideal para relaxar, curtir a natureza e saborear comida caseira.

Santo Antônio do Pinhal fica na região metropolitana do Vale do Paraíba e Litoral Norte do estado de SP e é uma microrregião de Campos do Jordão. A cidade acaba recebendo viajantes que desejam apreciar a vida noturna de Campos do Jordão em pleno inverno. E também, não podemos negar que as hospedagens por aqui são mais baratas, porém existem hotéis e pousadas para todos os tipos de bolsos. Como fica a 1080 metros de altitude no inverno o frio é intenso, o que torna propício para tomar uma taça de vinho e sentar ao lado de uma lareira. É uma cidade pequenina, mas charmosa e perfeita para quem quer descansar o corpo e a mente.

Centro - Capela de São Benedito
Pôr do Sol - Pico do Agudo

O que fazer em Santo Antônio do Pinhal

- Passear de trem até Campos do Jordão/ Estação Eugênio Lefèvre

- Praticar esportes radicais (parapente, asa-delta, rapel, etc.)

- Visitar o Pico do Agudo (O local fica a 1700 metros de altitude, e possui uma vista panorâmica lindíssima, que vai da Pedra do Baú ao Vale do Paraíba)

- Tomar banho de cachoeira (As mais conhecidas são as do Lageado e a do Cassununga, e ficam movimentadas nos finais de semana)

- Ecoturismo (Quem aprecia manter contato com a natureza vai adorar fazer passeios em trilhas, andar de bike, e mais)