quarta-feira, 6 de novembro de 2013

Santiago - Chile

Santiago é a capital e a maior cidade do Chile. Localizada no vale central chileno, ao lado da Cordilheira dos Andes, a cidade é perfeita para quem deseja desbravar um destino urbano e cosmopolita.




Chamada de “Grande Santiago” ou simplesmente Santiago de Chile, conta com 26 comunas de maneira íntegra e outras 11 comunas de maneira parcial. Para quem não faz ideia, a maior parte da cidade está situada na província de mesmo nome, porém conta com alguns setores periféricos dentro das províncias de Cordillera, Maipo e Talagante.

Nós criamos muitas expectativas em relação à viagem, pois foi a primeira sem a presença do Vicenzo. Desde que fechamos o passeio, passamos a encará-lo como uma espécie de lua de mel fora de época. Confesso que sempre ficamos ansiosos conforme o dia do embarque vai se aproximando e, desta vez, foi mais difícil porque nosso pequeno ficaria no Brasil curtindo os avós.

Embarcamos no dia 08 de janeiro, às 9h05, em voo direto operado pela TAM (www.tam.com.br). Ah! Vale destacar que mais uma vez compramos nossos pacotes pelo site Decolar.com (www.decolar.com), e não ganhamos nenhum bônus por fazer esse tipo de propaganda, viu. O sistema simplesmente funciona e garante preços realmente baixos. A viagem foi tranquila, a única coisa chata foi que voamos em fileiras diferentes. Cruzamos os céus em um Boeing 777 – Next Generation, enorme e imponente! A equipe de bordo foi bem atenciosa e, quando abordada, solícita.

Cerca de quatro horas depois, finalmente aterrissamos em Santiago. Depois de passar pelo “duty free”, e alcançarmos o saguão, avistamos os funcionários da Transvip. A gente já tinha lido a respeito da empresa, não tivemos dúvida, e contratamos o serviço de traslado até nosso hotel. Pagamos US$ 18,00 pelo transporte, mas quem curte uma aventura mais radical poderá escolher entre pegar um ônibus ou metrô.

Embarcamos e no caminho fomos conversando com o motorista e, claro, apreciando a vista local. Por sinal, uma bela paisagem! Nada parecido com que encontramos por aqui, pelo menos, em nosso dia a dia. Somos naturais de Santos/SP, por isso não estamos acostumados com uma paisagem tão seca e árida. Não dá para negar que a Cordilheira dos Andes recebe destaque, principalmente nos picos de algumas montanhas onde dava para ver a neve.

O verão lá tem sol de rachar, tudo bem que estamos acostumados com o calor, mas o tempo aqui é mais úmido e lá extremamente seco. Nesta época do ano as temperaturas podem chegar aos 35 graus durante o dia, porém refresca bastante durante a noite, e raramente choverá. Vale a pena levar um casaquinho, nada muito pesado, apenas para os passeios noturnos.

Após 40 minutos de viagem, chegamos ao Cambiaso (vamos descrevê-lo em outro capítulo), nossa residência por sete dias no Chile. A primeira impressão foi ótima, totalmente apaixonante e no fundo já percebíamos que seria uma experiência positiva em todos os sentidos.



Rio Mapocho

Chegamos em Santiago no dia 8 de janeiro de 2013, por volta de uma da tarde, horário propício para organizar um tour pelas redondezas do hotel. Após o check in, deixamos as malas no quarto e partimos para rua. Como sempre, o Vinícius pesquisa intensamente detalhes do destino, tais como mapas, restaurantes imperdíveis, pontos turísticos mais interessantes e mais. Nessas horas ele funciona como uma espécie de Google Maps, porque ele decora todas as regiões.

Passeando pelas ruas do bairro Providencia logo avistamos o Rio Mapocho, que fica numa área urbanizada, porém conta com gramado, ciclovia, bancos e é muito arborizado. Logo de cara percebemos que o povo chileno é bastante apaixonado, porque os casais rolavam na grama com profundas manifestações de amor.


Rio Mapocho - Edificio Costanera Center


O Rio Mapocho corta a Região Metropolitana de Santiago, possui 110 quilômetros de comprimento. Nasce na cidade de Lo Barnechea, cortando as cidades de Maipú, Providencia e Santiago. Ao sudoeste da capital chilena ele se encontra com o Rio Maipo, que desemboca no Oceano Pacífico. A água que abastece o Rio Mapocho vem das geleiras, e hoje em dia existem instalações próprias para o tratamento de águas residuais, a longo prazo, o governo do Chile planeja a descontaminação completa do rio para que o mesmo se torne navegável.

Em Providência e em vários pontos da cidade podemos avistar com facilidade o edifício imponente que abriga o shopping Costanera Center, afinal de contas trata-se do prédio mais alto da América do Sul. Lembre-se, Santiago é extremamente modesta, mas cativa com a beleza das paisagens, a riqueza cultural e a simpatia de seu povo que literalmente ama brasileiros.


Dica

Caminhar é a melhor alternativa para explorar cada local de perto e de forma personalizada.


Passeios imperdíveis em Santiago que podem ser realizados no mesmo dia.

Antes de embarcar para Santiago, pesquisamos bastante sobre o destino e resolvemos fazer uma espécie de roteiro, bairro a bairro, tudo isso para otimizar nosso traslado entre um ponto turístico e outro. Em um único dia, conseguimos visitar o Cerro Santa Lucia, o Cerro San Cristobal, o Mercado Central de Santiago, o Palacio La Moneda, a Plaza de Armas, Ruas Londres e Paris e o Shopping Costanera Center.

Ufa! Pode parecer extremamente cansativo, mas são passeios indispensáveis e que podem ser realizados no mesmo dia, tranquilamente. Lembre-se que se quiser percorrer muitos locais interessantes em um único dia, use um tênis muito confortável, uma bolsa de pequeno porte e roupas condizentes com o clima ou estação vigente. O bacana da capital chilena é que o povo é bastante receptivo e faz o possível para explicar com o máximo de clareza a informação solicitada.



Plaza de Armas

Passeio em pleno coração histórico de Santiago do Chile

A Plaza de Armas fica no coração da zona histórica de Santiago do Chile, rodeada por fachadas neoclássicas dos edifícios mais importantes da cidade, incluindo a Catedral Metropolitana e o “Correo Central”, considerado o mais impressionante de todos eles. É interessante saber que grande parte dos museus da capital chilena estão a poucos quarteirões de lá.


Plaza de Armas
Correo Central



Se você quer aprender um pouco mais de história, tomar um bom café ou simplesmente desfrutar de uma taça de vinho, a Plaza de Armas provavelmente é um dos melhores locais. Vale saber que o local fica a uma curta distância de muitos destinos populares da cidade, como parques, restaurantes e vários hotéis renomados. Se você quer alugar um carro, não se preocupe, pois existem estacionamentos próximos. Porém, as ruas circundantes ficam congestionadas ao longo do dia, então o mais conveniente seja pegar o metrô.


Plaza de Armas


Desde a fundação da cidade, em 1541, a Plaza de Armas tem sido o seu coração simbólico. Nada engloba a essência de Santiago, como a Plaza de Armas. É o ponto de partida do qual todas as distâncias no país se referem, uma espécie de marco zero, com uma fusão de estilos livres, esculturas, palmeiras e um espetáculo teatral ao livre aos finais de tarde e fins de semana.

O Paseo Ahumada está bem próximo, então se você quer conferir de perto as novidades dos ambulantes santiaguinos, nada melhor do que aproveitar o passeio e dar uma esticadinha até lá.


Paseo Ahumada


Não podemos deixar de destacar a presença de diversos monumentos, sendo eles:

- Estátua equestre de Pedro de Valdivia
- Monumento da Liberdade da América
- Monumento aos Povos
- Monumento aos cardeais da Igreja, Monsenhor José María Caro e Dom Raúl Silva Henríquez
- Estátua de St. James
- Cápsula do Tempo para o Bicentenário do Chile
- Placas ao nível do solo (com históricos desenhos de Santiago, e placa comemorativa da visita de João Paulo II).



Palácio de La Moneda

O passeio revela um país preocupado com sua cultura e civismo, caminhamos pelo Passeo Ahumada em direção ao palácio.

Inaugurado em 1805, o Palácio de La Moneda tem anos de tradição e faz parte do patrimônio cultural do Chile. O local foi escolhido por nós pelo simples fato de que abriga muita história, e também conta com apresentação da guarda do palácio em dias predefinidos. Antes de embarcar, mandamos um e-mail para o Palácio porque queríamos saber se as apresentações aconteceriam em dias pares ou ímpares.



Assim que desembarcamos no Chile, consultei meu e-mail e nele estava a resposta para minha pergunta, bem como o convite para uma visita guiada pelos corredores de La Moneda. O único inconveniente foi que o passeio estava marcado para acontecer no mesmo momento da apresentação da guarda, então resolvemos conferir a apresentação mesmo, pois é algo considerado imperdível para quem visita Santiago.

Não podemos deixar de destacar o fato de que o Palacio La Moneda é a sede da Presidência da República, também abriga o Ministério do Interior, a Secretaria Geral da Presidência e a Secretaria Geral do Governo. Ele está localizado no centro da capital, entre as ruas Moneda, Teatinos, Morandé e a avenida Libertador Bernardo O’Higgins. Ainda, por lá, você encontrará duas praças: da Cidadania (ao sul) e Constituição (ao norte).

Tradicionalmente, a cada dois dia é realizada a troca da guarda da polícia chilena no Palácio La Moneda. Essa troca é um dos eventos cívicos mais particulares e importantes devido à sua elegância e ordem, além do fato de que a cerimônia acontece sem interrupção desde meados do século XX, seja com sol, chuva, terremoto, etc.

Atualmente, a cerimônia acontece no “Paseo Bulnes”, com uma marcha da Guarda que tomará posição, acompanhada do Orfeón Nacional de Carabineros (Orfeão de Carabineiros). Basicamente, a marcha começa no Paseo Bulnes, logo depois a Rua Morandé e termina na Plaza de la Constitución (Praça da Constituição), onde depois de uma série de instruções formais, a Guarda a ser substituída cede o posto à nova Guarda e logo depois procede a marchar pela Rua Teatinos até o Paseo Bulnes novamente, também acompanhada do Orfeón de Carabineros.

Troca de Guarda


Trata-se de um evento bonito, repleto de história e civismo. A mudança de posto acontece entre às 10h e 10h45 da manhã. Vale a pena chegar 30 minutos antes, pois o local fica repleto de turistas e é interessante conseguir um bom lugar para poder apreciar a apresentação, bem como fazer fotos ou até mesmo gravar um vídeo.

Se você vai viajar no começo de janeiro, visite a página do palácio (http://www.gob.cl/la-moneda) para saber ao certo quando acontecerá a troca de guarda. Agora se você pretende fazer uma visita guiada, envie um e-mail para visitas@presidencia.cl e agende seu horário.


Bairro Paris- Londres

Charme europeu em plena América do Sul

Depois de assistirmos a troca de guarda no Palácio, continuamos nosso passeio a pé pelas ruas da capital com o intuito de conhecer este famoso local.

O Bairro Paris-Londres é considerado o mais charmoso de Santiago. Está localizado em plena região central da cidade, e é formado por duas ruas que se cruzam: Paris e Londres. Elas são estreitas, arborizadas, com muitas construções que possuem arquitetura europeia e com poucos pavimentos. É um lugar bastante aconchegante e totalmente diferente do que encontramos no Brasil, por isso vale a visita.



Se você optou por passear pelo bairro, aprecie com calma a Calle Paris e a Calle Londres. Principalmente pelo fato de que ambas não são nada tradicionais, e contam com aspectos particulares que só visitando pessoalmente para compreender a importância do lugar. No dia, prefira calçados confortáveis e seguros, pois as ruas foram confeccionadas em paralelepípedos, então os saltos não são bem-vindos.

Nas proximidades existem pequenos estabelecimentos comerciais que trabalham – em grande parte – com antiguidades. Ainda por lá também encontramos alguns hotéis, os quais podem ser boas alternativas para quem deseja ter um passeio econômico, porém com cara de Europa. Ah! Vale destacar que a calçada e a rua são muito parecidas, então tome cuidado para não atrapalhar o trânsito durante o seu passeio. Apesar de estreitas, as ruas contam com trânsito intenso dependendo do horário do dia.



O clima entre as ruas Paris-Londres é bacana porque os restaurantes costumam disponibilizar mesas e cadeiras nas calçadas, o que favorece nos dias mais quentes. Muitos detalhes vão chamar sua atenção, então curta a localidade com calma e descontração.


Cerro Santa Lucía

Visite e faça seu registro!

O Cerro Santa Lucía nada mais é do que uma colina cravada no centro de Santiago. Ela faz fronteira com a Alameda del Libertador Bernardo O'Higgins, ao sul, a oeste com a rua Santa Lucía e a leste com Victoria Subercaseaux. Com 629 metros de altura, vários estudiosos afirmam que no lugar existe um vulcão inativo há milhares de anos. De cara você encontrará uma fachada ornamentada, uma escadaria imponente e uma fonte. No topo, é possível conferir uma belíssima vista da cidade, e é uma parada obrigatória para turistas.


Topo do Cerro Santa Lucía
Jardim circular no Cerro Santa Lucía


O dia estava absolutamente quente e assim que chegamos ao cume tinha uma espécie de banquinha montada com uma senhora vendendo “granizado”. O granizado é uma bebida feita a base de polpa de fruta e pedras de gelo que lembram as pedrinhas de gelo que caem em dias de “chuva de granizo”. Eu optei pelo sabor de limão e o Vinícius quis o de morango. Realmente a bebida é deliciosa, refrescante e indispensável nos dias de sol a pino.


Fonte Terraza Neptuno - Cerro Santa Lucía


Voltando ao Cerro Santa Lucía, lá também há um monumento que consiste em uma pedra esculpida a dois metros de altura com um parágrafo extraído do texto em que Pedro de Valdivia enviou ao imperador Carlos V descrevendo as características da nova terra conquistada. Ao pé do Cerro você encontrará uma pequena feira de artesanato local, e foi lá que adquirimos o nosso moai esculpido em lápis lazúli, dois grandes símbolos do povo chileno. Neste local, a visita não será demorada, pois você apreciará a vista e depois poderá conferir as obras que estão expostas e são vendidas na feirinha. Porém, não se esqueça,  a visita neste ponto turístico é indispensável no seu roteiro. Depois de algumas subidas, era hora de achar um local para almoçar.



Mercado Central de Santiago

História e gastronomia em um único lugar

Inaugurado em 1872, o Mercado Central de Santiago até hoje é parada obrigatória para turistas do mundo inteiro. Lá, os viajantes encontrarão de tudo um pouco, tais como: gastronomia local, artesanato, peixes, frutos do mar e muito mais. O ideal é visita-lo na hora do almoço, assim você poderá degustar algum prato típico com calma.



Ao visitar o Mercado, nós resolvemos almoçar no restaurando Don Augusto, seguindo a dica de um chileno, que encontramos no Cerro Santa Lucía e nos indicou saborear um peixe chamado Reineta. Tudo bem que a especialidade do restaurante (http://www.dondeaugusto.cl/webbr/mercado/mercado.htm) seja a “Centolla” (o gigante caranguejo do Chile), mas o Reineta é um peixe encontrado apenas no litoral chileno e é perfeito para quem não curte ficar retirando espinha.

Restaurante Don Augusto


O prato era saboroso, dá água na boca só de relembrar! Ah! O Ceviche também é delicioso, e vale a pena degustar.

Reineta


O mercado é extremamente famoso por seus restaurantes especializados em frutos do mar e peixes, e eles ficam lotados todos os dias. Nossa dica é que os interessados em provar a culinária local devem chegar por volta de meio dia, e não ter pressa. No local, você encontrará pessoas de diversos países, e que estão lá em busca de saborear as delícias da culinária chilena.

Não se esqueça de levar uns trocadinhos para oferecer aos cantores que ficam circulando pelo ambiente, eles ficam tocando ao pé de seu ouvido até você ofertar a famosa “propina” (aqui conhecida por gorjeta). Por fim, lembre-se: visite o mercado na hora do almoço, assim você aproveita para conhecê-lo e também para provar algum prato que encontrará exclusivamente em terras chilena.


Cerro San Cristobal

San Cristobal tem uma vista incrível e imperdível


O Cerro San Cristobal pertence ao Parque Metropolitano, sendo que antigamente era chamado de Tapahue. Hoje, o lugar serve como uma fuga cênica acima da poluição que sufoca Santiago em dias de inverno ou quentes de verão, além de que oferece uma vista fantástica sobre a cidade em relação à Cordilheira dos Andes. Trilhas para caminhadas, áreas para piquenique, uma capelinha e um anfiteatro, são todos ofuscados pelos 22 metros de altura da estátua da Virgem Maria, erguida na década de 1930. Como aterrissamos por lá na primeira semana de janeiro, conferimos de perto um lindo presépio.

O parque é bem grande, inclusive, ele engloba o zoológico nacional e duas piscinas públicas bonitas, ambos são excelentes rotas de lazer para as famílias chilenas. Saiba que o Cerro San Cristobal é uma das atrações mais populares do país. Apesar da subida íngreme, o passeio se torna agradável na companhia de alguém especial. Nós subimos de táxi, contudo existe a opção de tomar o funicular (quando visitamos, o mesmo estava fechado para reforma), embora pelo caminho tínhamos avistado vários grupos subindo a pé. Qualquer rota leva ao cume, e é bem relaxante apreciar essa vista tão deslumbrante.


Vista do Cerro San Cristobal

Nossa história em Santiago não termina aqui. em breve atualizaremos o post.

0 comentários:

Postar um comentário

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Blogger Templates