domingo, 11 de novembro de 2012

Curitiba/PR

Pouquíssimas metrópoles brasileiras são tão bonitas e agradáveis como Curitiba. Capital do estado do Paraná, é o oitavo município mais populoso do país e reconhecido nacionalmente por sua organização. Há dez anos fazemos o possível para dar uma passadinha por lá, e nossa grande facilidade é que temos parentes que moram em Curitiba, o que facilita e ajuda a diminuir nossos gastos também.

Estufa do Jardim Botânico


Por conta disso, muita gente mudou pra lá na esperança de viver o conto de fadas vendido à época da telenovela, mas sem dúvida, ainda hoje é uma localidade para se viver. É um destino interessante para quem tem crianças, já que são diversas as atrações, embora algumas sejam melhores do que outras. Para nós, o Jardim Botânico é o melhor ponto turístico, com um arquitetura bastante marcante é imperdível para quem está passando um dias em Curitiba.

Araucária - Árvore típica do estado parana


De acordo com o International Congress & Convention Association (ICCA), a cidade é a sexta do Brasil em número de eventos internacionais, o que gera uma preocupação por parte dos governantes de manter uma boa infraestrutura. Não podemos negar que o grande interesse dos brasileiros por Curitiba surgiu depois que a Rede Globo produziu a novela Sonho Meu (1993-1994), que era ambientada na cidade em questão.

Aeroporto Internacional Afonso Pena

Mata de Araucária


Os principais pontos turísticos são:

- Jardim Botânico

- Praça Tiradentes

- Rua das Flores

- Rua 24 horas

- Museu Ferroviário

- Teatro Paiol

- Estação Rodoferroviária

- Teatro Guaíra

- Centro Cívico

- Museu Oscar Niemeyer

- Bosque Alemão

- Universidade Livre do Meio Ambiente

- Parque das pedreiras - (Ópera de Arame/Pedreira Paulo Leminski)

- Parque Tanguá

- Parque Tingui

- Memorial Ucraniano

- Santa Felicidade

- Parque Barigui

- Torre Panorâmica


O bairro Santa Felicidade é um importante reduto gastronômico, com muitas opções de restaurantes de culinária italiana, bem como vinícolas e lojas de artesanato. Além dos vinhos e das massas, na região encontramos muito suco de uva, chocolates e a crocata (espécie de pão fininho e bem crocante). Quem está com a grana curta e faz questão de levar alguma lembrancinha do lugar, as opções comestíveis são bem-vindas e relativamente baratas. O nome do bairro é uma singela homenagem a uma antiga proprietária de terras na região no século XIX, a portuguesa chamada Felicidade Borges.






Nosso pequeno frequenta Curitiba desde bebê, e os principais passeios são os mais simples, mas que valem a pena por assegurar relaxantes momentos em família. O Jardim Botânico de Curitiba (é um daqueles cartões-postais inesquecíveis) presta homenagem à urbanista Francisca Maria Garfunkel Richbieter, considerada pelo povo paranaense uma das pioneiras no trabalho de planejamento urbano da capital do estado do Paraná.



Inaugurado em 5 de outubro de 1991, o espaço contém inúmeros exemplares vegetais do Brasil e de outros países, que são espalhados por alamedas e estufas de ferro e vidro, sendo que a principal delas com três abóbodas do estilo Art nouveau que foi inspirada no Palácio de Cristal de Londres, do século XIX. No local, há uma estufa totalmente climatizada, que  mantém intactos espécies da Floresta Atlântica como Caraguatá, Caetê e Palmito. Do seu interior é possível ter uma vista privilegiada do jardim em estilo francês, que sempre está florido.




A Ópera de Arame é um charme à parte, que por incrível que possa parecer abriga um teatro construído com tubos de aço, estruturas metálicas e que é coberto com placas de policarbonato transparentes. Com um lago artificial, o acesso é feito por uma passarela que passa sobre as águas, e que encanta adultos e crianças. Localizada no Parque das Pedreiras a Ópera de Arame divide o espaço com a pedreira Paulo Leminski, lagos, cascatas e a mata de araucárias.






Agora se você tem medo de altura retire do roteiro a visita à Torre Panorâmica, com nada menos de que 103 metros de altura. Na cidade muitos a chamam de "Torre da Telepar" ou "Torre das Mercês". Trata-se de uma torre de telecomunicações localizada no bairro das Mercês, e que foi construída em 1991 pela Telepar e que hoje pertence a operadora de telefonia Oi. Fica a dica: Ela é a única torre de telefonia do Brasil com mirante aberto à visitação.




Enfim, como ela tem várias atrações e um transporte público que funciona, o ideal é listar quais pontos são imperdíveis por bairro, já que por incrível que possa parecer essa preocupação facilitará sua vida nos dias de viagem. Aproveitando que está passeando pelo Paraná, não esqueça de provar a Gengibirra, que nada mais é do que um refrigerante fabricado pela empresa Cini, a base de gengibre, e que é vendido apenas no Paraná.


Curiosidade: Ponto de ônibus


Vai passear por Curitiba no começo de janeiro? Vai de carro? Se sua resposta for afirmativa, não perca a benção dos Freis Capuchinhos, na Paróquia Nossa Senhora das Mercês. O objetivo da benção é pedir a proteção de Deus para todo o ano e também despertar a consciência dos motoristas. Caso tenha passado pela capital paranaense e quiser deixar seu comentário, esteja à vontade.

0 comentários:

Postar um comentário

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Blogger Templates