sábado, 29 de junho de 2013

Buenos Aires com criança

Talvez, Buenos Aires não seja o melhor destino para crianças, porém não podemos negar que é a opção mais econômica de ter a primeira experiência internacional. Nosso filho tinha apenas quatro anos quando colocou os pés na cidade portenha, apesar de não ter sido a primeira viagem de avião dele.

Partimos de São Paulo às 14h45, voamos por duas horas e descemos em Montevidéu para uma conexão de 50 minutos. Foi tudo muito tranquilo, afinal de contas, bastava apenas evitar a distração no free shop, o que é quase impossível, não é mesmo? No horário marcado, tomamos o voo rumo a Buenos Aires, e às 20 horas chegamos na Argentina.

O Vicenzo adora andar de avião, embora desta vez ele tenha ficado cansado. Como nós moramos em Santos, tivemos que sair cedo de casa, porque são duas horas de estrada até o aeroporto de Guarulhos e mais três horas de antecedência por se tratar de um voo internacional.

Durante a espera pelo embarque, levamos nosso pequeno para fazer um lanche e depois compramos algumas revistas e livros de pintar, que foram essenciais durante o processo de deslocação. E também, ele contou com a presença da vovó Rose, que viajou conosco nesse passeio de férias.

Tudo foi bastante tranquilo, na ida ou até mesmo na volta (onde fizemos uma conexão de nove horas também no Uruguai). Foi uma experiência incrível para ele, que amou ter contato com o espanhol, e até arranhava algumas expressões. A impaciência comum de uma criança da idade dele esteve presente, ainda mais quando o passeio era estilo “cultural”. No mais, foi tranquilo, e olha que ele nem ficou pedindo a todo instante para ir ao banheiro, que era a nossa principal preocupação.

Sempre tínhamos em mãos garrafas de água, pois a hidratação era fundamental, já que o calor em Buenos Aires é intenso no mês de janeiro. Nos pés do Vicenzo, o calçado era sempre confortável, e nós levamos um par de tênis, chinelos e crocs. Na mala você encontrava camisetas e bermudas de tecidos leves, e o velho e bom protetor solar.  Vale investir num casaco mais quentinho, apenas para ser usado no avião.

Os melhores passeios vão depender exclusivamente da idade da criança, o Vicenzo não queria entrar em zoológico com os bichos soltos, e por isso não fomos a Luján. Confira algumas sugestões:

- Bosques de Palermo
- Museu da Ciência
- Teimakén
- Parque de La Costa
- Zoológico de Luján
- Visita ao estádio do Boca Juniors (ele achou o melhor de todos)
- Tomar sorvete na Freddo

Museo de La Pasión Boquense

Na Calle Florida nós compramos alguns bonecos da turma do Mario Bros e um Luigi grandinho, e ele amou os presentinhos. Entretanto, a sensação da viagem pra ele foi a banheira do hotel. Todo dia ele queria ele queria mergulhar, e era uma luta convencê-lo terminar o banho.

Diariamente nós acordávamos, tomávamos um bom café da manhã e partíamos rumo ao roteiro do dia. Nossa preocupação era fazer todas as refeições, ainda mais porque ele é uma criança que curte COMIDA e beber SUCO. Meu amigo ou minha amiga, é isso mesmo, e o que ele mais sentiu foi saborear o arroz sem tempero. É, só que um pit stop no Mc Donalds o Vi curte, e lá ele pode saborear a “Cajita Feliz”, que nada mais é do que nosso tradicional Mc Lanche Feliz.

Ainda dentro do tema, saiba que a pediatra nos receitou alguns remédinhos para caso de emergência, e nós levamos: antitérmico, xarope para tosse, pomada de assadura e um gel nasal (ele tem rinite, tanto o voo quanto excesso de ar-condicionado poderiam desencadear uma crise). Não fique com neura, curta a viagem porque é um momento único e bastante especial.