Estudo realizado pelo Ipeturis
(Instituto de Pesquisas, Estudos e Capacitação em Turismo),
encomendado pelo Sindetur-SP (Sindicato das Empresas de Turismo no
Estado de São Paulo), analisou a expectativa de movimentação de
viagens organizadas na temporada de inverno 2013 em todo o Brasil.
Para 36,6% das agências de turismo e operadoras de viagem
consultadas, a movimentação este ano será 26,6% maior em relação
ao ano anterior. “A alta do câmbio foi um dos principais fatores
citados pelos entrevistados como motivador para o aumento de viagens
domésticas”, explica Marciano Freire, diretor do Ipeturis. O
aumento do poder aquisitivo do brasileiro e acesso ao crédito (9,5%)
e as ações empreendidas pelas próprias empresas (8,3%) também são
justificativas destacadas para as expectativas otimistas.
Preferência dos turistas por
destinos:
Nacionais (46,8%)
Internacionais (53,8%)
Destinos nacionais mais
procurados na Temporada de Inverno 2013:
Gramado (12,6%)
Fortaleza (12,1%)
Natal (9,1%)
Rio de Janeiro (8,6%)
São Paulo (6,7%)
Em destinos internacionais na
Temporada de Inverno 2013, destaque para:
Buenos Aires (12,7%)
Disney e Orlando (12,3%)
Bariloche (11,5%)
Paris (11,1%)
Sobre o Ipeturis
Fundado e mantido pelo Sindetur-SP, o
Ipeturis foi criado em 2002 com a missão de promover pesquisas,
estudos e capacitação com o objetivo de aprimoramento técnico e o
desenvolvimento econômico do setor de turismo em todos os seus
segmentos. São mais de 30 trabalhos desenvolvidos, entre eles a
elaboração de estudos de natureza ambiental, administrativa,
econômica e jurídica, além de indicadores do setor de turismo,
análise de situação e tendências do mercado, avaliação de
programas de produtividade, qualidade e gestão.
Sobre o SINDETUR-SP
Presidido pelo empresário Eduardo
Nascimento, o Sindicato das Empresas de Turismo no Estado de São
Paulo foi fundado há mais de 60 anos e é o representante legal de
mais de 6,6 mil empresas de turismo no estado de São Paulo. A
entidade cumpre o papel de foro permanente de estudos e debates da
indústria do turismo, na perspectiva do desenvolvimento técnico e
econômico do setor de agenciamento de serviços turísticos. Faz
parte da missão do SINDETUR-SP o aprimoramento dos agentes de
turismo por meio da capacitação profissional, proporcionando acesso
gratuito à informação técnica, atualizada e de qualidade.
Fonte: GT
Marketing e Comunicação
0 comentários:
Postar um comentário